Informativo sobre a Bitrate dos Arquivos. | LAGU VIRAL

Informativo sobre a Bitrate dos Arquivos.

Olá.

Desde que criei o Muro em 2008 a minha intenção nunca foi contribuir com a pirataria e sim postar os discos para as pessoas conhecerem e se gostar procurar o original, por esse motivo e mais a internet precária que temos no Brasil eu publicava as discografias com a bitrate de 128kbps. Com o tempo algumas pessoas começaram a criticar isso com as seguintes frases: 128kbps, meus ouvidos sangram. Você estraga os arquivos de grandes bandas. 128kbps é um lixo e etc.. Aturei isso por uns 5 anos até que fui vencido pelo cansaço e resolvi postar em 320kbps, o único problema é que os arquivos em 320kbps tem três vezes o tamanho dos arquivos em 128kbps e confesso que esta e vai ser difícil manter um blog do tamanho do muro em 320kbps.

Vamos aos motivos.

Internet.

É raro você ver um site ou blog brasileiro que publica discografias inteiras em 320kbps a grande maioria dos blogs e sites que publicam nessa taxa ou arquivos em Flac, Ape, Alac, Wave e etc são gringos ou são sites de torrent como o RuTracker que é o site onde baixo os arquivos para editar e postar no blog, me diga um site de discografias brasileiro em torrent? Não existe, os que tem são torrents copiados, porque a internet daqui é uma porcaria, temos uma velocidade de upload precária, 10 vezes menor que a velocidade de download. Existem sim operadoras que te dão opção de uma maior velocidade de upload, mas tem essas operadoras no pais inteiro? Não tem, elas estão só em grandes metrópoles e bairros nobres.

Vou dar uns exemplos:

No bairro onde moro, só tem a operadora Vivo e a velocidade máxima que chega no bairro é de 4 mega e se der sorte de conseguir uma porta, pois a maioria das pessoas conseguem só 2 mega, na minha casa chega 5 mega porque moro perto do armário que distribui o sinal, a velocidade de download é de 10% da velocidade contratada e a velocidade de upload é de 10 a 20% da velocidade de download:

5 Mega:

Velocidade de download: De 500Kbps a 600kbps.
Velocidade de upload: De 60 a 75Kbps.

Ou seja, 50GB de arquivos que baixo em um dia, levo de 8 a 10 dias para subir se não tiver nenhum imprevisto.

Precário né, entendem um pouco a dificuldade?

Servidores de download.

Não dá para confiar em nenhum já utilizei muitos, quem acompanha o blog desde o começo vai lembrar dos problemas que já tive, Mediafire já excluiu duas contas minhas com todos os arquivos do blog, alguns servidores surgem, ficam bons por um tempo e depois viram uma porcaria, o Mega depois que foi vendido começou a limitar downloads, excluir arquivos e contas inteiras, tenho 28 contas no Mega, 5 já foram deletadas, estou tirando todos os links do mega no blog, pode esperar que todas as minhas contas vão ser excluídas.

Dessas 5 que excluíram a maioria dos arquivos que estavam nelas estão em 320kbps, já fazem 4 dias que aconteceu e ainda não consegui recolocar nem 25% dos arquivos de volta no blog.

Diferença entre as taxas.

É óbvio que o arquivo em 320kbps tem uma qualidade melhor que o de 128kbps, porem essa diferença só é perceptível em bons aparelhos ou caixas de som e fones de ouvido profissionais, em caixinhas de PC convencionais, celulares e pequenos aparelhos de MP3 não se nota a diferença, aliás nem compensa baixar um arquivo em 320kbps para colocar num celular, vai ocupar muito espaço e a qualidade não será notada (exceto se usar fone profissional no celular, já vi uns doidos andando com o fonão no meio da rua rsrs).

Conclusão.

Já que a minha proposta no blog é só para conhecimento dos discos, para que vou ter tanto trabalho com esses arquivos enormes? Se a pessoa tem o ouvido sensível para notar tão pouca diferença é óbvio que essa pessoa não vive de MP3, ela vai querer o disco ou CD original, ou ela vai procurar o arquivo em Flac que é semelhante ao original. Outro detalhe, um arquivo baixado em Flac, se for bem editado e convertido, mesmo que seja para 128kbps ele não vai perder muita qualidade, da muito bem para ouvir e é isso que eu faço, todos os arquivos que tenho postado no blog eu baixo em Flac e eu mesmo edito eles.

Então gente eu confesso que está difícil para manter um blog grande como o muro diante de todos esses contratempos que mencionei e estou pensando em voltar para como era antes, postar em 128kbps ou em 192kbps. Quem sabe um dia quando eu tiver uma internet melhor, aí sim posso ver o que faço e quem sabe postar até em Flac, portanto eu peço que vocês opinem e comente sobre isso, pois até o final dessa semana irei tomar uma decisão sobre o assunto.

Decisão.

Pedi a opinião de vocês aqui no blog e no grupo do mesmo no Facebook e disse que teria uma decisão sobre o assunto no final dessa semana e de acordo com as minhas dificuldades e opinião de vocês já tenho essa decisão.

As postagens e atualizações do blog serão feitas em 192Kbps, as discografias que estão em 320kbps vão permanecer até que os links estejam ativos, se forem deletados o novo upload será em 192Kbps.

Irei selecionar as algumas bandas para manter em 320Kbps, as raras com discografias curtas e que não são perseguidas pelos direitos autorais e as bandas de um só disco.

Na lista de bandas na barra lateral do blog não será mais informado a taxa de bitrate, isso é um chamariz para os direitos autorais, a bitrate será informada na própria discografia, antes do primeiro disco, nas discografias que não tiver essa informação, significa que ainda estão em 128Kbps.

Vou continuar as atualizações da mesma maneira, porem vão ser de 128 para 192Kbps (Deixo claro que não são os mesmos arquivos que são convertidos de 128 para 192, não existe conversão de baixo para cima), os arquivos em 128 serão descartados e irei baixar novos arquivos em Flac ou MP3 320Kbps e converter para 192, vou escolher as melhores remasterizações da mesma forma que estava fazendo antes. Cada discografia que for atualizada vocês verão o link no tópico: Postagens Atualizadas, logo abaixo das Postagens Recentes.


Obrigado.

Atenciosamente: Alex Sala.

Subscribe to receive free email updates: